NGSX Segurança Cibernética

Em quantos segundos você pode ser hackeado?  

Alguns segundos ou trilhões de anos pode ser o tempo para um hacker descobrir sua senha. Só depende do quão forte ela é. Se ainda não está convencido de que precisa ter uma senha forte, aguarde até o final do texto.  

A empresa de cibersegurança Hive Systems simulou quanto tempo leva para um hacker descobrir sua senha, a depender de algumas variáveis na senha, como presença de números, letras minúsculas, maiúsculas e símbolos, além da quantidade de caracteres. O resultado da simulação está mostrado a seguir:  

Fonte: Hive Systems e Globo.com  


Senhas pequenas e pouco complexas são facilmente (e até instantaneamente) descobertas por cibercriminosos! Ainda mais se você utiliza a mesma senha para todas as contas. Agora, se você utilizar uma senha longa, com muitos caracteres, números, letras minúsculas, maiúsculas e símbolos, pode ficar tranquilo pois, caso ela seja quebrada daqui a trilhões de anos, você provavelmente não estará aqui para lidar com o problema 😉  

Atualmente, vários cadastros já exigem senhas mais complexas, como em bancos líderes de mercado, softwares empresariais, entre outros. Se até marcas confiáveis e conceituadas passaram a exigir esse tipo de senha, já é perceptível sua relevância no contexto atual de cibersegurança. Agora que você se convenceu que uma senha forte é importante, deve estar se perguntando como vai se lembrar de uma senha de 12 ou mais caracteres complexos, certo? Temos algumas dicas de como montar e lembrar de uma senha forte para facilitar a sua vida (enquanto dificulta a do hacker mal-intencionado):  

  1) Use uma frase em vez de palavras soltas; 

  2) Faça ela parecer engraçada (a memória de longo prazo está intimamente ligada à emoção, então se você fizer a frase parecer engraçada, terá facilidade de lembrá-la, então quanto mais absurda ela for, melhor!); 

3) Transforme algumas letras em maiúsculas e adicione um (ou mais) números; 

4) Use um (ou mais) caracteres especiais como @#$%&*; 

5) Não utilize informações pessoais como nomes ou datas de nascimento; 

6) Não utilize frases conhecidas de músicas e livros. 

Além desses 6 pontos, é importante ressaltar: tenha senhas diferentes para cada conta (contas pessoais e coorporativas não devem ter a mesma senha!), pois você pode perder todos os seus acessos ou os da sua empresa de uma só vez. 

Outra maneira interessante e segura de guardar senhas complexas são em cofres digitais. Aqui na NGSX oferecemos a proteção de credenciais para sua empresa, ou seja, você consegue proteger suas credenciais de acesso e documentos sensíveis com nossos cofres virtuais corporativos de forma ágil e fácil! 

Agora que chegamos ao final do texto, você pode estar pensando que depois de mudar suas senhas você estará 100% protegido, mas não é bem assim… Os cibercriminosos podem atacar você e sua empresa de diversas maneiras. Para saber como se proteger contra outras ameaças também, fique atento aos nossos próximos posts e, até lá, altere suas senhas! 
 
Até a próxima! 

Leia também