NGSX Segurança Cibernética

Os principais Golpes Virtuais que impactaram o ano: PIX Copia e Cola, Falsa Central Telefônica e Mais!

Em 2023, o universo virtual tornou-se palco de uma série de golpes que deixaram os brasileiros em alerta. Neste ano, os golpistas incluíram desde uma falsa central telefônica “0800” até esquemas elaborados de desvio de pagamento por PIX. Vamos dar uma olhada em alguns dos golpes mais marcantes que agitaram o cenário online. 

Falsa Central Telefônica ‘0800’: 

Um dos golpes que se destacou ao longo do ano foi a falsa central telefônica “0800”. Golpistas, fazendo-se passar por funcionários de bancos, alertavam as vítimas sobre invasões em suas contas. O golpe consistia em convencer a pessoa de que sua conta estava comprometida, levando-a a clicar em links ou baixar aplicativos maliciosos. O objetivo final era obter acesso irrestrito à conta da vítima. Especialistas destacam a importância de os consumidores verificarem diretamente com seus gerentes bancários em caso de dúvidas, pois os bancos não costumam agir dessa maneira. 

Golpe do PIX Copia e Cola: 

Outro golpe engenhoso que marcou o ano foi o uso do PIX copia e cola. Criminosos, por meio de anúncios maliciosos no Google, disseminavam um vírus chamado GoPIX. Este vírus, ao infectar o computador da vítima, monitorava suas atividades online. Quando a vítima realizava compras pela internet e optava pelo pagamento por PIX copia e cola, o malware interceptava o código de pagamento, substituindo-o pela chave PIX dos criminosos. Empresas de cibersegurança alertam sobre a importância de verificar cuidadosamente os links antes de realizar transações online. 

Golpe do Desenrola Brasil: 

Em julho, o programa “Desenrola”, destinado à renegociação de dívidas pelo governo federal, também foi alvo de golpistas. Links fraudulentos em buscas no YouTube direcionavam os usuários a chatbots criados para aplicar o golpe. Prometendo descontos significativos, esses robôs induziam as vítimas a fornecerem informações pessoais, muitas vezes resultando em informações falsas sobre dívidas. É fundamental estar atento às fontes oficiais e desconfiar de ofertas que parecem boas demais para ser verdade. 

Site Falso de Ingressos para Shows: 

No mundo do entretenimento, até mesmo fãs da cantora Taylor Swift não escaparam dos golpes virtuais. Em junho, um site falso oferecia ingressos para o show da cantora. Com erros ortográficos no endereço, o site fraudulento tentava enganar os compradores. Especialistas alertam para a importância de verificar a legitimidade dos sites antes de efetuar qualquer transação, especialmente quando se trata de eventos populares, pois essa prática está se tornando cada vez mais comum. 

Bloqueio de Pagamentos por Aproximação: 

O último golpe em destaque envolveu criminosos que visavam bloquear pagamentos por aproximação, principalmente via celular. Fingindo serem técnicos de empresas de pagamento eletrônico, eles persuadiam os lojistas a baixar arquivos suspeitos. Isso resultava na instalação de um vírus que permitia acesso remoto ao sistema de cobrança, forçando o consumidor a utilizar o cartão físico. O alerta aqui é claro: desconfie de solicitações de download de fontes não verificadas e mantenha-se informado sobre as práticas de segurança online. 

Em um cenário cada vez mais complexo, a conscientização e a vigilância são armas essenciais contra os golpes virtuais. Fique atento, proteja suas informações e contribua para um ambiente online mais seguro! 

Fonte: g1.globo.com

Leia também