Uma das coisas mais comuns que eu escuto é “o que um hacker vai querer comigo?”. Infelizmente, um percentual altíssimo da população pensa assim… E, de fato, seria ótimo se fosse verdade, não é mesmo? Mas não é! Confira abaixo os 8 motivos que tornam você o alvo preferido dos hackers:
Seus usuários e senhas!
Você pode não achar os seus nomes de usuários (logins) e senhas muito importantes, porém os hackers acham. E isso tem uma razão: as pessoas possuem vários logins e senhas em diferentes sistemas e sites que garantem acesso legítimo àqueles recursos. Uma vez de posse dessas informações, o hacker pode acessar a sua conta do banco, as suas contas na internet (e-mail, armazenamento, redes sociais, etc.) e até mesmo o seu computador.
Hacker com os seus logins…
Seus e-mails!
Pode não parecer, mas os seus e-mails revelam muitas informações valiosas sobre você: gostos, comportamentos, relacionamentos, preferências, dados pessoais, etc… Esse tipo de informação possui muito valor para os hackers, pois permite que eles utilizem ou vendam esses dados para realizar ataques, fraudes, extorsões, roubos e muito mais. Como você iria se sentir se descobrisse que outra(s) pessoa(s) estava(m) acessando e espionando os seus e-mails nos últimos dois anos?
O quê???
Seus dispositivos!
Todo e qualquer dispositivo conectado à internet oferece algum risco. Já falamos sobre isso na história da Geladeira do Mal. Esse risco é justamente por conta do grande valor que os nossos dispositivos oferecem para os cibercriminosos. Ao conquistar o controle de um desses equipamentos, que podem ser desde o seu notebook até a sua geladeira, o hacker passa a ter poder total sobre ele, fazendo com que o seu dispositivo realize as mais diversas ações sem o seu conhecimento. Inclusive podendo “gerar dinheiro” para o hacker… O que você acharia se eu te dissesse que o seu videogame e a sua TV fazem parte de uma botnet?
Como é que é?
Seus bens virtuais!
Todo mundo possui bens virtuais: licenças de software, contas de jogos, contas de redes sociais (alô digital influencers!), fotos, informações confidenciais, criptomoedas, etc. Estes bens virtuais, assim como os bens materiais, podem ser roubados e também vendidos (na Dark Web, por exemplo).
Seus bens virtuais são extremamente valiosos!
Sua identidade!
E não é do seu documento que eu estou falando… Imagine só você descobrir um perfil no facebook fazendo uso do seu nome e das suas fotos para realizar apologia à violência ou às drogas (ou algo pior)? Os famosos “perfis fake” nas redes sociais são utilizados para os mais diversos e maliciosos objetivos. Pode ser para disseminar ideias, para assediar pessoas, para enviar vírus, spam, e sabe-se lá o que mais. Quem nunca recebeu uma solicitação de amizade de uma pessoa desconhecida e com nenhum vínculo aparente? Pois é…
Não é dessa identidade que eu estou falando…
Seu dinheiro!
Não importa quanto dinheiro você tem (ou não tem). Os golpes financeiros online vão sempre buscar uma forma de ganhar algo, independentemente do quanto você possua. Como estes ataques são distribuídos e afetam milhões de pessoas ao mesmo tempo, basta conseguir um pouco de cada pessoa para já conseguir um bom montante. Muitas pessoas salvam os seus números de cartão de crédito nos seus computadores para realizar compras online de forma mais simples e rápida… Os hackers adoram isso!
Grana, grana, grana!
Sua privacidade!
Todos temos direito à privacidade. Isso é básico, não é? Pois fique sabendo que é aí que os cibercriminosos adoram atuar. Seja roubando as fotos da última viagem pra praia, vídeos íntimos, conferindo todo o seu histórico de navegação na internet ou até mesmo tirando fotos e gravando vídeos com as câmeras do seu computador, tablet ou celular sem a sua autorização. Todas estas informações privadas podem ser utilizadas em extorsões, ameaças e agressões que podem atrapalhar muito a vida de alguém.
Cuide da sua privacidade!
Sua (falta de) Segurança!
Todos os itens até aqui são extremamente importantes, porém eu acredito que este seja o mais importante e crítico de todos. As pessoas pensam “o que um hacker vai querer comigo?” pois acham que não possuem nada de valor para os hackers, que o verdadeiro valor está nas grandes empresas e nos bancos. Após tudo o que já foi dito nesse post, acredito que você esteja percebendo que essa visão está completamente errada, não é? Sim, as grandes empresas e os bancos possuem muitas informações valiosas para os cibercriminosos, isso é óbvio, porém a dificuldade de, literalmente, “invadir” e roubar essas informações é muito maior. E existe uma razão muito simples para isso: normalmente são feitos investimentos milionários para impedir esses ataques de acontecerem. Ao mesmo tempo que isso é bom para as empresas, isso faz com que o caminho mais fácil seja através dos usuários finais. Ou seja, nós!
Os bancos, por exemplo, investem muito dinheiro para tentar impedir as fraudes e golpes, porém têm muita dificuldade de detectar esses ataques, pois eles costumam acontecer utilizando acessos legítimos dos usuários. Uma vez que o hacker conseguiu as suas credenciais de acesso ao banco (usuário e senha, por exemplo), ele as utiliza para acessar a sua conta e realizar as transferências. Para o banco, o acesso será, aparentemente, legítimo.
Sneaky man…
Agora que você já sabe o que o hacker quer com você, fica ligado aqui no blog e compartilha essa página com os seus amigos e familiares. Afinal, eles também são os alvos preferidos dos cibercriminosos.