NGSX Segurança Digital

É hora de atualizar seu dispositivo!

Imagine como seria se alguém conseguisse roubar fotos e documentos de dentro do seu celular. Ou então, sem você saber, alguém executasse ações no seu dispositivo móvel… Nada bom, não é mesmo? Pois saiba que isso pode acontecer a qualquer momento com o seu iPhone!

Você já deve ter ouvido falar que os dispositivos da Apple são super seguros e que não possuem vulnerabilidades. Já deve ter ouvido que hackers não conseguem invadir produtos Apple. Pois é… Não é bem assim.

Xiiii

Nós já falamos que tudo que é conectado oferece algum risco. Se você não leu ou não se lembra, veja aqui, por exemplo, oito motivos que te tornam o alvo preferido dos hackers. O motivo desses riscos é que não existem sistemas 100% seguros: todos os sistemas podem conter falhas (vulnerabilidades) que podem ser descobertas em algum momento e então serem exploradas. Na verdade, isso acontece muito mais do nós imaginamos… É quase uma situação de gato e rato!

Tom & Jerry

Essas vulnerabilidades são constantemente descobertas e, normalmente, corrigidas pelos desenvolvedores e fabricantes dos produtos mas, para que essas correções tenham efeito em nossos dispositivos e sistemas e possam nos proteger, nós precisamos mantê-los atualizados! Por isso é fundamental que tenhamos esse hábito de atualizar nossos dispositivos, sistemas, programas, etc.

Mas vamos voltar aos produtos Apple, especialmente aos iPhones e iPads, para dar foco ao motivo real de eu estar aqui escrevendo esse post às duas da madrugada… 🙂

Essa semana ficamos sabendo de algumas vulnerabilidades extremamente críticas que foram descobertas em dispositivos que utilizam o iOS da Apple. Sim! iPhones E iPads.

Essas vulnerabilidades foram descobertas por pesquisadores de segurança cibernética do Google que trabalham em um programa específico para identificar esse tipo de coisa chamado Google Project Zero. #Curiosidade

Estamos falando de, pelo menos, quatro vulnerabilidades diferentes que estão disponíveis para qualquer pessoa explorar. E quando eu digo qualquer pessoa, eu quero dizer qualquer pessoa mesmo! O motivo disso é que essas vulnerabilidades já foram amplamente divulgadas e já existem instruções e exemplos de como se aproveitar delas!

O que torna isso ainda mais preocupante é o fato de que essas vulnerabilidades permitem que dados sejam roubados do seu dispositivo e também que o atacante execute códigos nele sem você perceber ou interagir com o dispositivo. Quer saber como isso é feito? O hacker cria uma mensagem especial para explorar essas vulnerabilidades e envia via iMessages. Incrível e perturbador, não? Através de uma simples mensagem de texto o hacker consegue comprometer o seu dispositivo…

Como é??

Pode crer… É verdade esse bilete.
Mas calma que nem tudo está perdido. Lembra do título desse post? Isso mesmo… É hora de atualizar o seu dispositivo iOS!!! Essas vulnerabilidades já foram corrigidas na última versão 12.4. Então basta garantir que o seu dispositivo esteja nessa última versão para não ter de se preocupar com isso.

Se você possui algum dispositivo iOS, mesmo depois de atualizar, é importante ficar ligado nas atualizações da Apple, pois acredito que muito em breve sairá uma nova atualização contendo a correção para mais DUAS vulnerabilidades que já foram noticiadas mas ainda não foram divulgadas em detalhes. Isso se dá pelo fato de essas outras duas vulnerabilidades ainda não terem correções disponíveis. Quando você identifica um bug ou uma vulnerabilidade em um sistema, é uma prática comum na área de segurança cibernética contatar de forma responsável os desenvolvedores do programa vulnerável e aguardar a liberação de uma correção antes de divulgar amplamente os detalhes da vulnerabilidade para o mundo. A menos que você seja um hacker do tipo black hat… Sim, a cor do chapéu pode dizer muito sobre um hacker! Mas isso é assunto para outro dia. rsrs

Black Hat

A moral da história aqui é que precisamos ficar ligados nessas atualizações não apenas pelas novas funcionalidades e recursos bacanas, mas também pelas correções de segurança. Então que tal tentarmos criar o hábito de manter nossos sistemas atualizados?

#FicaDica: não deixe para depois, pois essas vulnerabilidades são extremamente críticas e podem ser exploradas a qualquer momento sem você perceber. E a partir daí a imaginação do hacker é o limite…

E não esqueça de compartilhar esse post… Além de ajudar o blog, você pode fazer a diferença na vida de alguém! Você pode enviar esse post para as pessoas que você conhece que utilizam iPhone ou iPad ou então compartilhar nas suas redes sociais.

Mas enfim… Eu já atualizei aqui. E você?

Leia também

5 Principais Tendências de Cibersegurança

O cenário da cibersegurança em 2023 foi complexo, com um aumento significativo nas ameaças cibernéticas. Embora a frequência de ataques cibernéticos tenha diminuído ligeiramente, os